Autor Tópico: Dynamic Portugal  (Lida 5550 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Revenge

  • Administrator
  • *******
  • Data de Registo: Sep 2015
  • Mensagens: 2195
  • Ore wa maken!
Dynamic Portugal
« em: Fevereiro 05, 2016, 19:13:41 pm »
Para quem não é desse tempo, ou para quem lê estas linhas do outro lado do oceano e se pergunta, "O que é isso que eles falam, Dynamic PT?" Pois bem, decidimos fazer um post dedicado à nossa relação com a defunta Dynamic PT.

A Dynamic PT (Dyport para os amigos) foi a única e notável empresa nacional dedicada exclusivamente ao mercado de anime. Esta editora trouxe grande parte do catálogo da editora francesa Dynamic Visions, maior parte dos seus títulos eram importados directamente desse catálogo. Originalmente fundada no Japão pelo mestre Go Nagai com o nome Não te é permitido ver ligações. Regista-te ou faz Login, ramificou-se em diversos ramos Europeus, a Dyport era um deles. O seu período de actividade, de 2001 até 2006 foi marcado por lançamentos de vários DVDs e licenciamento de anime para transmissão na TV. Uma das suas ideias era lançar os DVDs das séries à medida que iam passando na SIC Radical, mas tão ambiciosa ideia esteve longe de ser viável em Portugal.

Em baixo deixamos uma listagem apenas dos títulos que a Dynamic PT licenciou e passaram na TV. Não inclui hentai. Essa lista está em actualização e fica para mais tarde.



Na SIC Radical:

Primeira vaga de anime - 2001

Brain Powerd
Boogiepop Phantom
Cowboy Bebop
Dai-guard
Eat-Man
Escaflowne
Excel Saga
Furikuri
Generator Gawl
Getter Robo: Armageddon
Golden Boy
Serial Experiments Lain
Não te é permitido ver ligações. Regista-te ou faz Login
Não te é permitido ver ligações. Regista-te ou faz Login
Trigun
Não te é permitido ver ligações. Regista-te ou faz Login

Segunda vaga - 2002


Boogiepop Phantom
Eatman '98
Gasaraki
Lupin III (1971)
Outlaw Star
Várias séries hentai

No fim de passarem os hentais, a SIC Radical deixou de transmitir animes licenciados pela Dynamic PT, relatos da altura, nunca confirmados, dizem que a Dynamic pediu um aumento à SIC Radical e o Director da altura, Francisco Penim, não acedeu ao pedido. A Dynamic queixava-se que o processo de licenciamento e posterior venda à SIC Radical gerava poucos lucros. Conclusão, quem perdeu foram os fãs de anime que só viram novos animes da Dynamic em 2005. No entanto, mesmo sem transmissões televisivas, a Dynamic continuou a lançar DVDs.

Terceira vaga - 2005 ~ 2006

Três anos depois, a Dynamic e a SIC Radical reataram e foi possível termos os seguintes títulos do catálogo Dynamic.

Evangelion
I wish you were here
Najica
Noir
Rahxephon
SoulTaker



Também aproveitamos para deixar aqui a nota de que Lum não foi distribuído pela Dynamic ao contrário do que muita gente pensa. Foi comprado a um canal de Espanha, tal como Slayers, Cat's Eyes e Shaman King, que passaram na mesma altura e provavelmente vieram no mesmo lote. Muito do Gonzo Fest que passou depois não teve a ver com a Dynamic. O mesmo serve para Bubblegum Crisis que passou em 2004 e tinha a habitual intro da Dynamic, mas não pertencia ao catálogo Dynamic e muito menos foi distribuído por ela.

Na RTP/RTP2:

Lupin III (1978) entre 2001 e 2002
Não te é permitido ver ligações. Regista-te ou faz Login em 1997

Na SIC generalista:

Conan o Rapaz do Futuro em 1997
Evangelion em 1997

Em VHS, como AnimeZoon ou MangaZoon:

Armitage III (todos as 4 OVAs) 1997
Moldiver (2 eps) 1997
Kishin-Heidan (2 eps) 1997
Não te é permitido ver ligações. Regista-te ou faz Login 1997

Em DVD:

Boogiepop Phantom
Cowboy Bebop
Daiguard
Escaflowne
Evangelion
Excel Saga
Golden Boy
Rahxephon
Serial Experiments Lain (Não foi lançado cá, mas existe uma versão francesa da Dybex com legendas em PT, como chegaram lá a gente consegue adivinhar)
Tekken
Trigun

Além destes títulos estiveram previstos muitos mais, inclusive esteve nos planos o lançamento de Lain em DVD como já foi mencionado, e lançamento / licenciamento de Rurouni Kenshin as Não te é permitido ver ligações. Regista-te ou faz Login, mas tal nunca chegou a acontecer em território nacional. Outros exemplos foram FLCL e SoulTaker, a Dynamic manifestou vontade de os lançar cá, mas tão boa vontade esbarrou na realidade portuguesa, o resto da história toda a gente já conhece.

Agora temos um arquivo em que nos possamos basear, e porque não, partilhá-lo.

Fontes:
A nossa colecção completa da Dynamic PT
A nossa colecção completa da AnimeZoon / MangaZoon
Os selos IGAC
Gravações guardadas meticulosamente
Memórias nostálgicas
Contactos com os fundadores e emails antigos

Nota: Estes dados estão na sua maioria correctos e foram confirmados por nós, através de contactos ou memórias da altura. Se existir algum erro, por favor ajudem-nos a corrigi-lo. Obrigado.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram este projecto: Red Tiger, KyoTaku

Offline Deity

  • Equipa
  • ******
  • Data de Registo: Feb 2016
  • Mensagens: 380
Re: Dynamic Portugal
« Responder #1 em: Fevereiro 06, 2016, 12:14:25 pm »
Obrigado pela informação. Agora sei o que eu perdi por ver, e o que os veteranos viram na era gold do anime em Portugal.  ;)
« Última modificação: Fevereiro 06, 2016, 12:16:47 pm por Deity »
 

Offline Orie

  • 匪天 (pr3y : pr4y) = symph0ny {k3yb04rd + El3c. Gu1t
  • Equipa
  • ******
  • Data de Registo: Sep 2015
  • Mensagens: 156
  • "I Think, Therefore, You are"
    • DJ Orie Mixcloud
Re: Dynamic Portugal
« Responder #2 em: Março 06, 2016, 21:40:10 pm »
Ora bem.... mais info que a minha memoria é do caraças. (se bem que com a moca de sono ... ai ai)

Primeira vaga de anime - 2001


Round 1

Segunda-Feira:
1º - Shin Cutey Honey
2º - Golden Boy
3º - Vampire Hunter The Animated Series
4º - FLCL FURI KURI

Terça-Feira: Trigun

Quarta-Feira: Cowboy Bebop

Quinta-Feira: Escaflowne

Sexta-Feira: Excell Saga


Round 2:

Segunda-Feira: Brain Powerd

Terça-Feira: Street Fight 2 V

Quarta-Feira: Daigard

Quinta-Feira:
1º - Serial Experiments Lain
2º - Eatman

Sexta-Feira: Generator Gawl

Segunda vaga - 2002

Segunda-Feira: Gasaraki

Terça-Feira: Lupin 3

Quarta-Feira: Change! Shin Getter Robot

Quinta-Feira: Boogiepop Phantom

Sexta-Feira: Outlaw Star


2004

transmitiram ás... terças, e completamente sliced, o meu querido Bubblegum crisis, e falharam o episódio 4. repetiram novamente....e voltaram a não dar esse episódio.

Terceira vaga - 2005 ~ 2006
Honestamente não sei preciar os outros porque eu não pudia ver ou continuar por motivos pessoais, Pessolamente, eu caguei para a Sic Radical, pois eu estava completamente não gostar do round 2.... anos mais tarde o meu sexto sentido funcionou e revi alguns.

Round 1

Segunda-Feira: Last Exile

Terça-Feira: Hellsing TV

Quarta-Feira:  ?

Quinta-Feira: Najica

Sexta-Feira: I wish you were here


Round 2

Segunda-Feira: Last Exile

Terça-Feira: Chrono Crusade

Quarta-Feira: Bakuretsu Tenshi

Quinta-Feira: Kiddy-Grade

Sexta-Feira: Soul Taker (acho.....)


Ainda vi Ghost in The Shell SAC, e acho que era uma terça.... não me lembro bem. Desert Punk era ou quinta ou sexta. sei que era para o final da semana. isto em.... 2006....
Rápidamente perdi o interesse por Desert Punk dado o seu convultuoso argumento e a exagerada dependencia nas mamas da personagem para puxar piadas desesperadas.
 

Offline Orie

  • 匪天 (pr3y : pr4y) = symph0ny {k3yb04rd + El3c. Gu1t
  • Equipa
  • ******
  • Data de Registo: Sep 2015
  • Mensagens: 156
  • "I Think, Therefore, You are"
    • DJ Orie Mixcloud
Re: Dynamic Portugal
« Responder #3 em: Setembro 23, 2021, 02:00:41 am »
Epá. tive mesmo agora uma Epifania...
GRAVION. Foi o que deu á quarta feira em 2005 na Sic Radical.
Mas como não vi muito, não sei se deram o Gravion Zwei tambem.
 

Offline Red Tiger

  • Equipa
  • ******
  • Data de Registo: Sep 2018
  • Mensagens: 217
Re: Dynamic Portugal
« Responder #4 em: Outubro 03, 2021, 15:30:29 pm »
Não te é permitido ver ligações. Regista-te ou faz Login
Epá. tive mesmo agora uma Epifania...
GRAVION. Foi o que deu á quarta feira em 2005 na Sic Radical.
Mas como não vi muito, não sei se deram o Gravion Zwei tambem.

Sim, passaram ambos.
« Última modificação: Outubro 03, 2021, 15:30:38 pm por Red Tiger »
 

Offline Revenge

  • Administrator
  • *******
  • Data de Registo: Sep 2015
  • Mensagens: 2195
  • Ore wa maken!
Re: Dynamic Portugal
« Responder #5 em: Outubro 16, 2021, 18:54:10 pm »
Aproveito a deixa já que estão a falar nisto para perguntar: Petshop of Horrors passou na Radical ou no Locomotion? Na lista está a dizer que foi na Radical mas estou com dúvidas. Algo me diz que vocês sabem.

Este tópico precisa de ser actualizado. Há mais algumas informações sobre a Dynamic e os animes que foram transmitidos que descobrimos entretanto para complementar o tópico, por exemplo o Lupin que deu na Radical foi o primeiro anime, o de 1971, já na RTP o que deu foi o segundo, o de 1978, que dobraram até ao episódio 60 e tal. Foi a Dynamic que distribuiu ambos. Depois há a tal relação entre as legendas dos DVDs lançados por eles e a da transmissão televisiva da Radical, posso até meter umas imagens para comparar e também organizar as poucas informações obtidas através de um dos donos da Dynamic.

Já que este tópico precisa de ser actualizado que seja com todas estas informações novas.

Já adicionei à lista o Gravion e o Gravion Zwei (obrigado Red Tiger!), também não sabia que tinham dado os dois, embora na altura (2005) ter visto bastante SIC Radical, de ambos os Gravion não tenho nem uma vaga ideia de ter visto. Talvez por essa razão não coloquei na lista quando foi criada.
 

Offline Orie

  • 匪天 (pr3y : pr4y) = symph0ny {k3yb04rd + El3c. Gu1t
  • Equipa
  • ******
  • Data de Registo: Sep 2015
  • Mensagens: 156
  • "I Think, Therefore, You are"
    • DJ Orie Mixcloud
Re: Dynamic Portugal
« Responder #6 em: Outubro 16, 2021, 22:23:41 pm »
Pet Shop of Horrors foi na Locomotion, na coluna "Anime Loving", qeu foi partilhada com :
Aika
Nightwalker,
Boogieepop Phantom (que tambem deu na sic radical)
eatman
eatman'98

A já no final já incluiram Labyrinth of flames

Gravion....
nem sei como não me lembrava disso. eu vi com o meu irmão e ele gravou alguns episodios inciais. Só no outro dia é que me bateu como uma bigorna nos cornos.

Lupin, sei que era uma série muito antiga, mas não deram tudo.... Nem por sombras. Era à terça feira, e deve ter dado talvez 13. E não deram mais. parou assim do nada.
 

Offline Revenge

  • Administrator
  • *******
  • Data de Registo: Sep 2015
  • Mensagens: 2195
  • Ore wa maken!
Re: Dynamic Portugal
« Responder #7 em: Outubro 17, 2021, 01:24:33 am »
Obrigado Orie, já editei a lista.

Segundo um tal Ricardo Gonçalves que fez um artigo em 2003, a Dynamic cortou relações com a Radical (ou vice-versa, dependendo do lado da história) em Setembro de 2002, sendo nessa altura que supostamente os animes deixaram de ser transmitidos. Também é dito que "os últimos tempos do Banzai são caóticos, com episódios que são saltados (e só mais tarde transmitidos) e finais abruptos."

Por contrato os hentais mantiveram-se até ao final do ano, como já discutimos algures neste fórum este ano.

Quanto ao Lupin talvez estejas a fazer confusão, o que deu na Radical só tinha 23 eps, o que deu na RTP1/RTP2 é que era gigante. Mas sim, com os finais abruptos referidos, é possível que não tenham chegado até ao fim.
 

Offline Orie

  • 匪天 (pr3y : pr4y) = symph0ny {k3yb04rd + El3c. Gu1t
  • Equipa
  • ******
  • Data de Registo: Sep 2015
  • Mensagens: 156
  • "I Think, Therefore, You are"
    • DJ Orie Mixcloud
Re: Dynamic Portugal
« Responder #8 em: Outubro 17, 2021, 01:47:26 am »
não não. Não chegou a isso.
até achei que era um ova do lupin, eu não conhecia lupin,por ter sido tão pouco o que deram.
Confirmo que getter ainda nao tinah acabado, já não havia lupin.
os ultimos 2 episodios de Getter, só vi no compacto do fim de semana, que era de manhã (e acho nque deposi mudaram outra vez para a noite.) e a seguir a Gasaraki, era logo Getter. Isto no compacto
« Última modificação: Outubro 17, 2021, 13:40:29 pm por Orie »
 

Offline Red Tiger

  • Equipa
  • ******
  • Data de Registo: Sep 2018
  • Mensagens: 217
Re: Dynamic Portugal
« Responder #9 em: Novembro 06, 2021, 00:03:40 am »
Não te é permitido ver ligações. Regista-te ou faz Login
Aproveito a deixa já que estão a falar nisto para perguntar: Petshop of Horrors passou na Radical ou no Locomotion? Na lista está a dizer que foi na Radical mas estou com dúvidas. Algo me diz que vocês sabem.

Confirmo que na SIC Radical não passou.

Não te é permitido ver ligações. Regista-te ou faz Login
Quanto ao Lupin talvez estejas a fazer confusão, o que deu na Radical só tinha 23 eps, o que deu na RTP1/RTP2 é que era gigante. Mas sim, com os finais abruptos referidos, é possível que não tenham chegado até ao fim.

Confirmo também que a SIC Radical passou todos os episódios da 1ª série (1971) do Lupin III.
 

Offline Orie

  • 匪天 (pr3y : pr4y) = symph0ny {k3yb04rd + El3c. Gu1t
  • Equipa
  • ******
  • Data de Registo: Sep 2015
  • Mensagens: 156
  • "I Think, Therefore, You are"
    • DJ Orie Mixcloud
Re: Dynamic Portugal
« Responder #10 em: Novembro 06, 2021, 00:56:48 am »
Sobre Lupin , de certeza?
é qeu só vi para ai.... se calhar 10 episodios, e nunca mais apanhei isso. Não me admirava nada ser mudanças estupidas de horario, mas, mudava nesse e não mudavam nos outros?

A primeira vez que TENTEI ver o primeiro episodio de cowboy bebop, era à noite supostamente ás 22h, se não estou em erro... e nesse dia, decidiram dar um conerto de ramstein. Tanto que achei que não havia anime para esse dia. Apanhei isso a começar ás 23:15h ou 23:20h.

Acho ainda mais estranho, no compacto não terem dado Lupin....
Se bem que....
lembro de uma vez, com ..... street fighter, darem um compacto de 5 episodios num domingo ás 7 da manhã.
será que fizeram o mesmo com Lupin?
Com street fighter acho eu que foi só essa vez. na altura eu não vi os compactos, porque conseguia não perder episodios. Só depois do Brain powerd é que comecei mais a dar atenção aos compactos, mas mesmo assim, nem isso era fiel. um gajo perdia na mesma com as mudançlas de horario estupidas
 

Offline Revenge

  • Administrator
  • *******
  • Data de Registo: Sep 2015
  • Mensagens: 2195
  • Ore wa maken!
Re: Dynamic Portugal
« Responder #11 em: Novembro 06, 2021, 09:19:57 am »
Não te é permitido ver ligações. Regista-te ou faz Login
... e nesse dia, decidiram dar um conerto de ramstein. Tanto que achei que não havia

O Live aus Berlin. Grande concerto, tenho em DVD :grin:

Sobre o Lupin, não quero ser mal interpretado e sei que não o fazes por mal, mas repara, ainda esta semana estavas a afirmar a pés juntos que o Eatman '98 não tinha dado na Radical e afinal até passou porque houve uma pessoa que gravou. Eu sei que ninguém é infalível, mas é preciso ter cuidado quando se diz ter a certeza absoluta de algo. Podes simplesmente não ter apanhado a emissão, a programação estar errada, terem trocado os horários, dado noutro dia, etc etc... mesmo estando sempre em cima do canal como sei que estavas. Mas pronto, isso também se resolve ao cruzar informação com outras pessoas que viram na altura.

Não te é permitido ver ligações. Regista-te ou faz Login
Confirmo também que a SIC Radical passou todos os episódios da 1ª série (1971) do Lupin III.

Boa cena terem transmitido por completo um anime na altura com 30 anos :great:

Entretanto já me lembrei porque não meti o Gravion na lista, não há a certeza que tenha sido distribuído pela Dynamic. Sendo ambos os Gravion da Gonzo e dado o ano em que passaram, é bem possível que tenham vindo da tal parceria com a GDH ou distribuídos pela MVM... Talvez faça mais sentido estar numa lista de animes passados na Radical, e não distribuídos pela Dynamic.