Venho desenterrar este tópico para partilhar uma informação recém... pronto, foi o ano passado, mas ainda é recém descoberta
A edição portuguesa do filme Patlabor 2 foi editada pela Prisvídeo em 1997.
Mas será que alguém sabia que foi comercializada oficialmente em Portugal no ano anterior a VHS na sua versão UK? Vejam a imagem que coloquei acima e tirem conclusões. É sem tirar nem pôr a VHS UK, até podem ver na parte interior da VHS formulários e lançamentos que apenas ocorreram no UK, mas com selos do ministério da cultura, ou seja, foi licenciada a sua comercialização em Portugal, mesmo sem legendas, um ano antes do lançamento em português. Achei estranho e certamente mais uma peça do puzzle do que foi a colecção Manga em Portugal.
Aproveito a deixa para mostrar a minha pequena colecção Manga Vìdeo, que ainda nunca tinha mostrado aqui:
A primeira que tive foi a do Urotsukidoji, o Ricardo de Libra ofereceu-ma pouco depois de termos feito o respectivo projecto aqui para a fansub. Na VHS temos o Urotsukidoji em versão filme editada para o ocidente, censurada e com cortes gigantes. Nós tínhamos acabado de lançar o anime todo sem censura uns meses antes… Pensei que nunca ia ver por causa disso, mas acabei por até ver mais tarde. Depois disso, em 2012 ou 2013, o Tsu começou a comprar VHS aos pontapés, onde eu ficava com as que ele não queria ou já tinha repetidas, pela razão de que ele estava a fazer a colecção e eu nunca a quis fazer, mas também não dizia que não a uma VHS ou outra. Foi o caso do 3x3 Eyes da foto, que ficou para mim porque ele já tinha repetido. Só vi a VHS uma vez, pois já tinha visto pelos DVDs da Jonu que comprei uns anos antes e não fiquei particularmente fã da dobragem. Aqui há 3 anos fiquei com a do Cyber City e a do Patlabor, em mais um negócio do belga acumulador de tralha, mas a do Patlabor dei ao Orie.
E a do Wind of Amnesia? Essa VHS não é portuguesa, o anime nunca saiu em Portugal, mas faz parte da colecção Manga Vídeo original, a do UK. Por essa razão coloquei junto com as outras na fotografia. Chegou-me num lote, onde eu imitei o MO do Tsu. Comprei apenas porque tinha outra que me interessava, que era a VHS PT do Tekken. Nesse lote veio também: Kamasutra (é um anime do Go Nagai), lançado pela Western Connection no UK, a do Wind of Amnesia, a 1ª VHS do Spawn e acho que nesse lote ainda veio uma de Yamato Takeru e outra qualquer que não me recordo agora, como nessa altura, 2012 ou 2013, as coisas ainda não estavam super inflacionadas saiu barato, por isso não me importei de comprar mesmo a saber que algumas não ia ver à partida.
E depois o Wind of Amnesia estava dobrado em inglês sem legendas, o meu inglês de ouvido na altura não era o melhor, então... nem a coloquei no VCR. Só uns meses mais tarde quando vi o anime em japonês é que me apercebi da qualidade do filme, da caracterização das personagens e sobretudo do ambiente, que me cativou desde o primeiro momento. O filme tem falhas no argumento, mas alguns pontos interessantes que cativam. Aquele ambiente pós-apocalíptico, os cenários em ruínas, o conceito de memória e vida. Desde então já vi em inglês e até comecei a achar piada à dobragem inglesa. Quem escreveu o livro que deu origem ao filme foi o Hideyuki Kikuchi, que também escreveu, só para dizer alguns, os livros do Vampire Hunter D e do Demon City Shinjuku.
Não conta como “Manga Vídeo”, (embora em Portugal tivessem saído como tal) por isso não incluí os filmes do DB que tenho em VHS. Tenho o DB1, DBZ1/2/5/8/9 e do GT do 1 ao 6 e o 10 e o 11, maioria comprado no final dos anos 90 e alguns depois numa loja de usados em 2003/2004.